sábado, 29 de agosto de 2020

Resenha | Thomas e sua inesperada vida após a morte, de Emma Trevayne

Sinopse: Thomas tem apenas doze anos, mas vai viver aventuras de outro mundo! Roubar túmulos é um negócio arriscado. É, na verdade, um péssimo negócio. Para Thomas Marsden, a partir de uma noite de primavera em Londres (véspera do seu aniversário de doze anos), esse passa a ser um negócio também assustador. Isso porque, deitado em uma cova recente, ele encontra um corpo idêntico ao seu. Esse é apenas o primeiro sinal de que alguma coisa esquisita está acontecendo. Desesperado para conhecer a sua verdadeira história e descobrir de onde vem, Thomas será apresentado à magia e ao ritual, às fadas e aos espiritualistas, e vai se dar conta de que, para ele, a morte está muito mais próxima da vida - e é bem menos assustadora - do que imaginava.

Minhas impressões: Da autora de Voos e sinos e misteriosos destinos, esse livro aborda temas fantásticos, como fadas, espiritualistas, mas também demonstra a relação entre pais e filho adotivo, o amor e o vínculo estabelecido através da criação, assim como apresenta o efeito de se ter apoio dos pais em situações de extrema pressão.

Pelo que pude observar nas demais obras da autora, o misticismo e a inclusão de seres fantásticos é frequente em seus livros, sem deixar de abordar tema reais, que são de muita relevância nas relações humanas. Amizade e amor estão presentes em sua narrativa de forma a fazer o leitor se apaixonar pelas personagens.

Inicialmente, Thomas e seu pai ganham a vida violando túmulos para roubar os pertences enterrados junto com os mortos, sendo que Thomas sempre imagina, ao cavar, que está ouvindo o morto roubado soltando impropérios ou apenas se pronunciando sobre a invasão e perturbação de seu sossego. Até que em uma noite, em seu aniversário de 12 anos, Thomas escolhe uma cova recente para cavar em busca de objetos de valor e acaba por encontrar a si mesmo morto. Seu pai imediatamente tenta reverter a situação cobrindo a cova com terra e dizendo para que Thomas esqueça o que viu, mas o garoto tento encontrado um bilhete afirmando que o nome do morto era Cardo e que se dirija ao teatro para assistir um espetáculo na noite seguinte, sem que diga a qualquer pessoa seus motivos para tal. 

Thomas escolhe levar sua mãe e seu melhor amigo para o teatro e chegam à apresentação de Mordecai, um espiritualista que promete contatar espíritos de entes queridos e figuras históricas. No entanto, Thomas não suporta assistir à apresentação, desmaiando logo após o início, sem que obtenha quaisquer informações sobre Cardo e sua relação com ele.

Após receber sinais sobre onde procurar informações sobre sua origem e a de Cardo, Thomas recebe um bilhete informando que ele deve se encontrar no parque da cidade com uma pessoa que pode lhe fornecer as informações que tanto busca. Nesse encontro Thomas descobre que é filho de Verbena, rainha das fadas, que foi trazida ao mundo humano, juntamente com outras 200 fadas, por Mordecai, para que concedam à ele o poder de contatar os mortos e trazer-lhe a tão almejada riqueza.

Acontece que as fadas são mantidas prisioneiras e enfraquecidas, restando poucas delas, apenas uma que esteve de fato na terra das fadas. Para que as fadas possam voltar ao seu mundo, precisam que uma fada da linhagem real abra o portal, sendo Thomas o último sobrevivendo desta linhagem e o único que pode salvá-las.

Trata-se de uma leitura instigante e agradável que transporta o leitor para o universo do livro.

Link do vídeo: https://youtu.be/eCkXkbqxtt8



Nenhum comentário:

Postar um comentário