domingo, 17 de abril de 2016

Resenha: O hobbit, J. R. R. Tolkien

Sinopse: Os hobbits são seres muito pequenos, menores do que os anões. São de boa paz, sua única ambição é uma boa terra lavrada e só gostam de lidar com ferramentas manuais. Este livro tem como personagem central o hobbit Bilbo Bolseiro. Ele vive muito tranquilo até que o mago Gandalf e uma companhia de anões o levam numa expedição para resgatar um tesouro guardado por Smaug, um dragão enorme e perigoso.
 
 Bilbo Bolseiro vivia tranquilamente no Condado, não gostava de viajar e evitava aventuras mais que tudo. Um belo, durante uma viagem, o mago Gandalf passa pela casa de Bilbo e resolve agitar a vida do pobre coitado, ele diz para uns amigos anões que Bilbo é um ladrão profissional e os anões pedem que Bilbo viaje com eles para resgatar o tesouro que o dragão Smaug roubou gerações atrás. O pobre hobbit não entende o que se passa e acaba por entrar despreparado para essa aventura suicida, Gandalf os guia por parte do caminho, mas Bilbo já começa errado, sai atrasado de casa e quase perde seu encontro com os anões, logo percebe que esqueceu boa parte do que precisaria para a aventura, mas segue em frente.
O baixinho atrai muita confusão, é raptado diversas vezes e por criaturas das mais estranhas, o coitadinho passa por coisas inimagináveis (ou talvez sim). Ele passa por lugares encantadores e perigosos, conhece pessoas simpáticas e também aquelas misteriosas e assustadoras, passa pelo meio de guerras que ele jamais imaginaria que existissem. Bilbo chega a creditar que nunca voltará para o seu tão amado lar, sua toca, de onde ele deseja jamais ter saído, mas que não consegue imaginar como seria sua vida se não tivesse saído, Tolkien dá leveza ao livro, uma história atemporal e que nunca perderá seu encanto, realmente me apaixonei por esse pequeno hobbit.
Curiosidade: Eu nunca assisti a franquia de filme O hobbit, mas acredito que seja bem detalhado vendo pelo ângulo de que dividiram um único livro em três filmes, é lógico que o filme nunca é tão quando gostamos do livro, mas tenho fé que esse é bom!
 Sim, o Bilbo me conquistou, confesso que não era fã dele em O senhor dos anéis, ele me parecia antipático, mas mudei totalmente minha opinião sobre ele. Indico o livro mil vezes se for preciso, me tornei uma grande adoradora de O hobbit e te convido a ser também. Deixe esse baixinho encantar o seu coração também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário