domingo, 1 de maio de 2016

Resenha: Coraline, de Neil Gaiman

Sinopse: Coraline (e NÃO "Caroline", como ela mesmo diz inflexivelmente) acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, consegue abrir uma porta na sala de visitas de casa que sempre estivera trancada e descobre um caminho para um misterioso apartamento "vazio" no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus "outros" pais. Na verdade, aquele parece ser um "outro" completo mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

Coraline é uma menina esperta que acaba de se mudar da casa em que cresceu, deixando todos os seus amigos e os lugares que conhecia. Agora ela precisa explorar a nova casa, conhecer os novos vizinhos e também algumas criaturas que vivem por lá, entre elas, os camundongos saltadores, que pertencem ao seu vizinho de cima. Logo nos primeiros dias ela se sente entediada, não para de chover e seus pais só querem saber de trabalhar, não há nenhuma outra criança que poderia brincar com ela, e por sugestão de seu pai, ela decide começar a contar todas as portas e janelas da casa, assim conhecendo a casa onde mora.
Ao terminar a contagem, Coraline se depara com uma estranha porta na sala de estar, onde seus pais não permitem que ela brinque por ser onde eles guardam a mobília antiga herdada da avó. Mas ela não se deixa impedir, vai explorar o cômodo e acaba conseguindo convencer sua mãe a abrir a porta, que infelizmente está fechada por uma parede de tijolos, a porta servia para ligar o apartamento de Coraline com o apartamento ao lado, e foi impedida quando a proprietária resolveu alugar os diferentes ambientes da casa. Coraline sente-se decepcionada por a porta não apresentar mais uma aventura e acaba por esquecer momentaneamente da existência desta.
Em uma noite, após se deitar, Coraline ouve sons no corredor de sua casa e vai conferir, para saber do que trata, ela se depara com um camundongo saltador e o segue para saber por onde este entrou. Para sua surpresa, o camundongo se dirige para a porta que sua mãe esqueceu aberta, aquela porta. Quando ela se aproxima vê que a porta leva magicamente para um corredor idêntico ao da sua casa "real", e nessa outra casa ele se vê cercada por coisas que ela sempre quis, tudo que sempre sonhou, sua outra mãe cozinha as comidas que ela gosta, seu outro pai é bem humorado e sempre tem tempo para brincar, seus vizinhos são muito mais engraçados e simpáticos, seu quarto não tem aquela bagunça da mudança e tudo é o que ela sempre sonhou que sua casa fosse.
Depois de um tempo ela vê que nem tudo é o que ela imaginava, esse mundo mágico acaba por se tornar um pesadelo do qual ela faz o possível para acordar. As pessoas são estranhas e estão sempre querendo agradá-la, ela se dá conta de que o que torna a sua vida "real" suportável é a existência de dias felizes e dias entediantes, se tudo for felicidade, tudo perde a graça. Agora ela precisa lutar para ter de volta a sua vida, aquela vida chata e entediante que ela odiava tanto, os seus pais que nunca têm tempo para ela e os seus vizinhos chatos e inconvenientes.
É verdadeiramente uma gracinha esse livro, é bem curto (até demais), a leitura é uma maravilha, diria que é bem diferente dos outros  livros de Neil Gaiman que li, mas vale cada página! O príncipe da fantasia não deixou por menos e arrasou nesse livro também!

Sim, o livro é um pouco diferente do filme. Não percebi tão diferenças tão notáveis e a adaptação é de longe uma das minhas preferidas. A única coisa da qual senti falta foi do Wibbie, aquele menininho chato que vive atormentando a Coraline, no fundo eu sempre esperei que os dois se casassem quando crescessem, mas ele nem existe no livro (revoltada)! 
Tirando alguns detalhes do livro que não estão presentes no filme, a adaptação foi bem fiel e vale a pena assistir, além de ser um clássico para todas as idades, é muito fofo <3.

Um comentário:

  1. Tenho esse livro, e amei a história. Amo contos de terror, e Coraline apesar do aspecto infantil, se encaixa bem no terror. <3 Amei o Filme, bem a La Tim Burton (Meu diretor favorito). Em fim, amei seu blog, e já estou seguindo. Quando puder, dar uma passada no meu, ai a gente troca experiências! ^^ http://escritasdelotus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir